Encontro com Professores
- ciclopoetica
- 9 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2022
"O homem não é senão o seu projeto, e só existe na medida em que se realiza"
Jean-Paul Sartre

Mais uma vez, contribuindo com aqueles que estão na linha de frente: os Professores. A gente sai da escola, mas a escola não sai da gente. Isso chama-se Dharma.
"Ciclo" tem me trazido muitas surpresas e oportunidades de encontros potentes que me permitem compartilhar histórias, livros, experiências e práticas. No último sábado de Outubro (29/10/2022) aconteceu o final da Formação dos Professores para o Novo Ensino Médio, na Escola Estadual Antônio Luís Bastos. Fui convidada pela Professora de Filosofia e Coordenadora do Novo Ensino Médio, Maria de Lourdes Silva Seneda e pela Especialista em Educação Andréia Aparecida Borges Vasconcelos a passar uma manhã com os docentes e conversar sobre Projeto de vida do Professor.
Foi uma manhã de encontro recheada de muita conversa, momentos de pausas, práticas de atenção plena, dinâmicas, relaxamento e momento de escrita, trilhando pelo caminho de perguntas que nos levam ao lugar que realmente importa: a nós mesmos.
Qual é o seu plano?
Quais são os seus conflitos internos e externos do seu dia-a-dia?
Qual é o seu chamado? O que você gostaria de oferecer ao mundo?
Você reconhece as suas fraquezas e limitações? Que tal listá-las?
A travessia requer: salto de fé, coragem e auto responsabilidade. Quais qualidades e habilidades você precisa para, verdadeiramente, começar?
.
.
.
Perguntas que funcionam como bússola para responder a antiga e clássica pergunta:
Quem somos nós?
Faz parte da Jornada de autodescoberta retornar a nós mesmos para podermos retornar e reencontrar com o outro e assim ajudar, contribuir ou apenas abraçar.
Quem já viajou de avião vai se lembrar dessa orientação: em caso de emergência coloque a sua máscara primeiro, para depois poder ajudar a pessoa ao lado.
Então!
Parece que paira uma emergência no ar, na escola, no mercado, no trânsito e até mesmo no quintal. Daí a urgência de compartilhar práticas de auto cuidado e auto observação. Essas práticas são fundamentais para esse momento em que somos bombardeados com mensagens o tempo todo. Ora nos distraindo, ora nos despertando o horror, a lamentação e o esquecimento daquilo que realmente diz respeito a nós mesmos, naquele momento. Basicamente prestar atenção no aqui e agora.
Trabalhar em nós mesmos é essencial. Mas não basta. Precisamos do fundamental, aquilo que é a base, a estrutura, os bastidores e isso se chama parceria. Sem parceria nada acontece. Nem as melhores ideias e nem a nossa imaginação mais fértil se frutifica. A vida se realiza, nós nos realizamos entre companheiros de jornada. E isso faz toda a diferença.

Agradeço, com o coração transbordando de alegria e gratidão, essa linda oportunidade. Em especial agradeço à Andréia e à Lourdes que foram duas queridas que sonharam esse momento e fizeram acontecer.

GRATIDÃO!
Silvia Soares Sant'Ana
Filósofa Clínica
Escritora Quintalista
Comments