top of page

Ciclo Poética - Conversas e Histórias: Um Tributo ao Poder das Palavras

Atualizado: 29 de set. de 2023


Era uma vez, e não era uma vez..."Essa frase paradoxal tem a intenção de alertar a alma do ouvinte para o fato de a história ter lugar no mundo entre os mundos, onde nada é o que parece ser à primeira vista. Comecemos, portanto...

Clarissa Pinkola Éstes


Explorando o Encanto das Histórias e do Diálogo

Há 18 anos, trilhando o caminho da crença inabalável no poder das histórias, das ideias e das conversas, tenho me dedicado a encontros enriquecedores, tais como o Projeto Filosofandoagora, Arte pra Sabe, Ciclo e agora, orgulhosamente, o Projeto Ciclo Poética - Conversas e Histórias. Como filósofa, carrego comigo a convicção da tremenda potência presente nos encontros e nas conversas. De acordo com as sábias palavras de Humberto Maturana, "o ato de conversar nos torna humanos".


Hoje, vivemos em uma era em que a arte de conversar e a realização de encontros presenciais se tornaram escassos, em grande parte devido à facilidade do mundo virtual. Estamos, de alguma forma, destreinados na delicada arte que requer pausa, paciência, olhar nos olhos, tolerância, escuta silenciosa e compaixão.


O dom das histórias nos presenteia com vislumbres de mundos possíveis. Às vezes, essas histórias chegam até nós como um presente inesperado, trazendo consigo o prazer de encontrar respostas nos lugares mais improváveis, nutrindo verdadeiramente nossa alma.



Em palavras imortalizadas por Clarissa Pinkola Éstes,

"Às vezes, uma palavra, uma frase, um poema ou uma história soam tão bem, tão perfeitas, que nos fazem lembrar, ao menos por um instante, da substância da qual somos feitos e do lugar que é o nosso verdadeiro lar."

O Projeto Ciclo Poética, realizado com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC e sob a minha curadoria, é uma jornada que nos conduzirá a encontros com mulheres escritoras. Elas compartilharão suas histórias, recitarão suas poesias e nos brindarão com suas experiências na arte da escrita e no processo criativo.


Quem somos?

Somos mulheres! Escrevemos nossa história em plural, para celebrar nossa diversidade, nossa variedade e nossa criatividade que florescem na conexão mútua. Somos jovens, mulheres maduras e anciãs. Somos casadas, solteiras, mães, avós e mulheres que escolheram não ter filhos. Existem entre nós mulheres que vivem da arte, dançando e pintando; aquelas que enfrentam jornadas duplas, entre o trabalho e a escrita. Somos mulheres que ouvem, servem, bordam, apresentam e sonham. Existem jardineiras e quintalistas, cuentistas e guardiãs de territórios sagrados onde habitam os livros e a fonte primordial de todas as histórias - as árvores e as florestas.


Nossos nomes: Débora Campos Moraes, Carla Vilela, Emyli Sousa, Elza Teixeira, Cleusa Bernardes, Mônica Cunha, Ana Holanda, Mayra Zuluaga, Mayra Nani, Ilta Albernaz e Silvia Sant'Ana.

O que fazemos?


Nós imaginamos, fantasiamos o impossível e escrevemos! Nossa história, nossa jornada e nosso futuro são moldados por nossas palavras. Escrevemos conscientemente e inconscientemente, honrando a ancestralidade do feminino e das histórias que nos pertencem e nos moldam.


O que nos motiva?


Para além do amor pela escrita e pelos livros, o que nos impulsiona neste projeto é a convicção de que somos feitas de histórias. E as histórias, como um elixir mágico, têm o poder de transformar o mundo. Acreditamos no poder curativo das histórias e, por isso, desejamos compartilhar algumas delas e dialogar com você.


Junte-se a nós nesta jornada pela magia das palavras e das histórias que nos tornam humanos.






 


2 Comments


Um projeto louvável !

Como nossa cidade precisa de oportunidades como essa para difusão da cultura, arte e poesia!

Like

Um projeto louvável !

Como nossa cidade precisa de oportunidades como essa para difusão da cultura, arte e poesia!

Like

© 2022 Sívia Sant'Ana

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page