Prática de Atenção Plena - As quatro questões
- ciclopoetica
- 10 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2022

"Hoje em dia, muito se fala sobre a atenção plena, conceito também conhecido como mindifulness. E essa é a ótima notícia, pois estamos profundamente carentes de um elemento imaterial em nossa vida. Às vezes temos a sensação de que o que está faltando, no fundo, somos nós próprios, nossa disposição para aproveitar a existência de forma plena, agindo como se ela realmente importasse, vivendo o único momento que temos de fato: o presente. Esta é uma intuição transformadora"
Jon Kabat-Zin
Foi a partir dessa perspectiva de Jon Kabat-Zin e, também, das minhas práticas de Yoga que venho me dedicando há mais de 10 anos que decidi levar para o encontro com professores algumas práticas de relaxamento e atenção plena. Já vinha percebendo à partir da minha experiência dentro de sala de aula como Professora que não apenas os alunos poderiam ser beneficiados com práticas de meditação, mas também os professores.
Momentos de pausa, contemplação, meditações de 3 minutos e muitas outras técnicas de relaxamento estão sendo cada vez utilizadas por profissionais de diversas áreas para o controle emocional, cognitivo, foco, concentração e, outros.
Para o Encontro com os Professores, onde conversamos sobre Projeto de vida do Professor escolhi a meditação: "Atenção Plena - As quatro questões", que você pode encontrar no App Lojong, ou clicando na versão reproduzida abaixo.
"Esta prática das quatro questões envolve o conceito de Felicidade genuína, de eudaimonia, a felicidade que surge daquilo que você é capaz de cultivar e oferecer ao mundo à sua volta, que vem daquilo que você é e não daquilo que você possui"
Primeira questão:
Qual é a sua visão de Felicidade genuína? De ser verdadeiramente feliz? O que daria sentido e significado a sua vida neste momento?
Segunda questão:
Para poder realizar a Felicidade genuína, o que você gostaria de receber do mundo ao seu redor? O que você gostaria de receber das outras pessoas? Do meio em que você vive?
Terceira questão:
De que qualidades ou comportamentos você gostaria de se libertar? Talvez tendências, hábitos que obstruem o seu próprio bem-estar, que trazem sofrimento para você e para os outros. De que qualidades você gostaria de se livrar? E que qualidades você gostaria de cultivar? Qualidades que possam nutri-lo, sustentá-lo ao longo do caminho.
Quarta questão:
O que você gostaria de oferecer aos que estão ao seu redor? E àqueles que estão próximos ou distantes de você. No curto e no longo prazo. Qual é o maior bem que você pode oferecer? O que você gostaria de oferecer ao mundo?
Boa prática!
(As quatro questões acima, bem como o áudio do vídeo foram transcritos da meditação original que você encontra no aplicativo lojong)
Silvia Soares Sant'Ana
Comments