Terceiro Encontro - Inverno
- ciclopoetica
- 27 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2023

Um convite!
Para mais um momento de pausa, conversa e contemplação.
Dia 01/07/2023, sábado, às 10h30, em parceria com a Livraria Plural, realizaremos o 3º Encontro, de uma série de quatro conversas sobre as Estações e outros aspectos do meu livro “Ciclo”. Eis um convite para resgatarmos aquilo que nos torna humanos: a arte de conversar, o dom das nossas memórias e a generosidade em compartilhar histórias

Vamos investigar o que o Inverno quer de nós?
Acolhimento? Introspecção profunda? Sono prolongado? Sonhos oraculares? Silêncio? Fazer as pazes com as sombras?
As noites frias de inverno podem ser uma oportunidade ímpar para fazermos as pazes com os sonhos. Eles têm tanto a nos dizer, a revelar e a contar. Noites longas são propícias para colher os dados, os conteúdos dessa morada cheia de tesouros e mistérios.
O inverno nos convida para dentro. Um lugar tão pouco habitado devido a tantas distrações, excitações e esgotamento do corpo e da alma e, às vezes, de um coração ferido que almeja mais estar fora do que dentro.
O cansaço, me parece, não permite ou dificulta o silêncio a tal viagem misteriosa. Sono tumultuado pelo barulho, acordado pelas tarefas, picado feito um cochilo aqui, outro ali, causado talvez pela peste da insônia, nos rouba a sagrada memória. Somos, então, acometidos pela maldição do esquecimento.
Talvez o inverno quisesse que voltemos para dentro, para os sonhos. Quiçá.

Esperamos por você com algumas histórias, contos, experiências, poesia, livros, chá e café para mais um ciclo de conversas.
E espere, com alma, porque depois do inverno, sempre vem a primavera
Quando falamos da mulher-árvore, queremos falar da energia feminina de florescimento que nos pertence e que chega a nós em ciclos, refluindo e voltando até nós com regularidade exatamente como a primavera psíquica se segue ao inverno psíquico. Sem a renovação desse impulso de florescimento nas nossas vidas, a esperança é encoberta, e a terra das nossas mentes e corações permanece imóvel.
Clarissa Pinkola Estés

EM CONSTRUÇÃO
Silvia S Sant'Ana
Hozzászólások